Bioplantas para transformar resíduos orgânicos animais em energia e adubo sustentáveis

famílias de produtores beneficiadas
+ de 70

Não-emissão de

de gases de efeito estufa
120 mil

Benefícios financeiros para o produtor:

redução dos gastos com energia elétrica, combustíveis e fertilizantes

Memorial completo do projeto

Tecnologia inovadora reaproveita resíduos orgânicos de fazendas criadoras de aves e suínos e os transforma em fonte de lucro

Nosso
desafio

Resíduos animais e agrícolas quando mal gerenciados liberam na atmosfera o metano e óxido nitroso, outro gás com alto impacto climático. Além do dor característico da atividade agropecuária, esses dejetos ainda acabam contaminando o solo e a água. Para solucionar essa questão, era preciso diminuir a quantidade de resíduos orgânicos não aproveitados e dar a eles o destino correto.

O projeto

A multinacional brasileira de metalurgia Tupy, em parceria com a MWM, subsidiária especializada na fabricação de motores e geradores de energia, criou um ecossistema com uso de bioplantas na cidade de Toledo, interior do Paraná, para transformar resíduos orgânicos em biogás (que, quando purificado, vira biometano) e o fertilizante organomineral, de eficiência agronômica superior. 
 
Ao trabalhar em parceria com cooperativas, a Tupy consegue unificar os resíduos das várias pequenas propriedades da região, gerando escala para produzir energia e os subprodutos da biodigestão em quantidades suficientes. A experiência acumulada em Toledo será aplicada nas bioplantas de Seara (SC) e Divinópolis (MG), consolidando um modelo replicável e escalável de bioeconomia rural. 

Resultados
concretos

A Tupy estima que, quando estiverem a pleno vapor, as três bioplantas evitarão emitir 165 mil toneladas de gases de efeito estufa expressos em dióxido de carbono equivalente (tCO₂e). Isso corresponde à capacidade de absorção de mais de 1,3 milhão de árvores.  
 
Para incentivar o uso da tecnologia das bioplantas, a empresa investiu numa linha especial de motores e geradores a biogás. Os motores a biometano desenvolvidos pela Tupy já vêm sendo usados para outros fins, como em caminhões de lixo na cidade de São Paulo e no transporte e irrigação em usinas de etanol, reduzindo custos e tornando a produção mais limpa. 

Modelo replicável de bioeconomia rural

Impacto ambiental positivo e mensurável

Inovação e eficiência energética

Conteúdo multimídia

Nesta galeria, reunimos registros que ilustram a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Palavras-chave:
Tupy, bioplantas

Rolar para cima