C.A.S.E. na COP30

A Casa das Soluções Climáticas

Nos dias 11 a 17 de novembro, Belém recebeu a Casa C.A.S.E., espaço dedicado a evidenciar e conectar soluções concretas que estão transformando o Brasil e o mundo, em direção a uma economia mais inclusiva, competitiva e positiva para o clima, a natureza e as pessoas.

Durante a COP30, reunimos empresas, pesquisadores e organizações em uma programação diversa de painéis, workshops e ativações voltadas à agenda de ação e à transição climática.

De Belém para o mundo, a Casa C.A.S.E. foi ponto de encontro entre quem faz, pesquisa e viabiliza soluções que impulsionam a ação climática em escala.

Painelistas

Adnan Amin
CEO, COP28; ex-Director General, IRENA

Adriana Albanese
Investor Relations & Sustainabity Director, Aegea

Alvaro Almeida
Diretor Latam, GlobeScan

Ana Flavia Nogueira
Diretora, CINE-Unicamp

Ana Inoue
Conselheira da Fundação Itaú 

André Armaganijan
CEO, Marcopolo

Andrea Alvares
Presidente do Conselho do Instituto Ethos; ex-Pepsico e Natura

Andreia Coutinho Louback
Centro Brasileiro de Justiça Climática

Ângela Pinhati
CSO, Natura

Antonia Wanner
CSO, Nestlé

Arunabha Ghosh
CEO, Council on Energy, Environment and Water – CEEW

Aylla Kipper
Diretora Sustentabilidade, Lwart

Benedito Braga
Professor USP; Honorary President World Water Council; Ex-presidente SABESP

Bruno Igel
CEO, Wise Plásticos

Caio Andrade
Diretor do time de Local DCM e head ESG do Bradesco BBI

Cecilia Soares
Nestlé ESG Manager, expert in Circularity

Christiana Figueres

Clare Broadbent
Head Sustainability, World Steel Association

Claudio Takahiro Sugaya
Diretor, CAMTA

Denis Minev
CEO, Bemol; Enviado Especial, Setor privado amazônico

Eduardo Mufarej
GK Partners, Generation Investments, Earthshot Prize

Esther Duflo

Fabiana Costa
Superintendente de Sustentabilidade do Bradesco

Fabio Luiz Guido
Superintendente de Sustentabilidade e Estratégia ESG, Itaú

Fernando Freiberger
Diretor Executivo, Bradesco

Grazielle Parenti
Vice- Presidente Executiva de Sustentabilidade, Vale

Guilherme Leal

Gustavo Pimenta
Presidente, Vale

Harsh Vijay
Head, Equitable Transition Initiative at World Economic Forum

Heather Thompson
CEO, ITDP

Izabella Teixeira

Jennie Dodson
Senior Director, Policy, Advocacy and Member Mobilisation, WBCSD

João Paulo Ferreira
CEO, Natura

Johan Rockström
Director of the Potsdam Institute for Climate Impact Research

José Scheinkman
Charles and Lynn Zhang Professor of Economics at Columbia and Professor (emeritus) at Princeton.

Julio Bueno
Diretor Executivo, Bradesco

Kim Stanley

Laurence Tubiana
President, European Climate Foundation

Leandro Faria
Sustainability General Manager, CBA

Luciana Costa
Diretora Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, BNDES

Luciano Resner
Diretor Engenharia e Design, Marcopolo

Luisa Santiago
Latin America Lead, Ellen MacArthur Foundation

Luiz Gabriel Todt de Azevedo
Diretor-gerente da Divisão Sócioambiental e de Governança, BID Invest

Malkia John
Executive Director, Sauti Salama

Malu Paiva
VP Exec de Sustentabilidade, Comunicação e Marca, Suzano

Manuel Reyes-Retana
Regional Director Latam, IFC

Marcelo Behar
Enviado Especial COP30, Bioeconomia

Maria Júlia Oliva
Diretora Políticas e Transformação Setorial, UEBT

Mariana Mazzucato
University College London

Mario Augusto Gouvêa de Almeida
Ministério da Fazenda, Eco Invest Brasil

Mary Robinson
Co-Founder of Project Dandelion

Nigel Topping
Co-Founder of AmbitionLoop

Nili Gilbert
Vice Chairwoman of Carbon Direct

Pedro Barros
Diretor de Agronegócio do Itaú BBA

Pedro Ronca
Diretor, P&A Consulting; CocoaAction Brasil; Global Coffee Platform

Pedro Sutter
VP Risk, Tech, Innovation and Sustainability, Motiva

Remco Fischer
Climate Change, UNEP-FI

Severino Junior
MNCR; Presidente, International Alliance of Waste Pickers

Silvia Vilas Boas
CFO, Natura

Stefannie Leffler
Gerente de Produtos, Agrotools

Susana Muhamad

Tamara Klink

Acesse nosso Linkedin e saiba onde estivemos com a C.A.S.E.

Rolar para cima

Adnan Amin

CEO, COP28; ex-Director General, IRENA

Adnan Z. Amin is a renowned global leader in sustainable development and international energy diplomacy, with over three decades of experience spanning the United Nations, multilateral institutions, and global climate initiatives. He is the Chair-designate of the World Energy Council and currently serves as Special Envoy of the President of COP30. As CEO of COP28, he oversaw the delivery of the historic UAE Consensus, advancing global commitments to transition away from fossil fuels. Mr. Amin was the Founding Director-General of the International Renewable Energy Agency (IRENA), where he led the agency’s transformation into a key voice in the global energy transition. A former Senior Fellow at Harvard’s Belfer Center, senior official in the United Nations, and advisor to numerous high-level initiatives, he continues to shape global energy and climate policy through advisory roles across governments, academia, and the private sector.

Adriana Albanese

Investor Relations & Sustainabity Director, Aegea

Com mais de 20 anos de experiência em finanças corporativas, mercado de capitais e sustentabilidade, Adriana Albanese atua na Aegea desde 2017, onde é Diretora de Relações com Investidores e Sustentabilidade. É responsável pelo relacionamento com o mercado de capitais e pela integração das estratégias financeira, de sustentabilidade e de negócios da companhia, além de coordenar o Comitê Executivo de Sustentabilidade.

Economista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduada em Finanças e Investment Banking pela FIA-USP, construiu uma carreira sólida em planejamento estratégico, fusões e aquisições e relações com investidores, com passagens por grandes companhias e conglomerados nacionais e multinacionais.

Álvaro Almeida

Diretor Latam, GlobeScan

Álvaro Almeida é Diretor no Brasil e América Latina da consultoria internacional GlobeScan, que atua há mais de 35 anos na promoção da sustentabilidade por meio de insights para estratégica, gestão de reputação e de engajamento de stakeholders. Jornalista com especialização em antropologia, Álvaro também é sócio fundador do Grupo Report e atuou como organizador e curador da conferência internacional Sustainable Brands no Brasil por sete anos.

Ana Flavia Nogueira

Diretora, CINE-Unicamp

Prof. Ana Flavia Nogueira is a Full Professor at UNICAMP and Director of the Center for Innovation in New Energies (CINE). Her research focuses on functional nano(materials) for solar energy conversion, including perovskite solar cells, quantum dots, and solar fuels. She is a Fellow of the Royal Society of Chemistry, a member of the Brazilian Academy of Sciences, recipient of the 2020 ACS Award for Leadership in Academia. Recognized in 2025 among the top 2% most influential scientists worldwide (Stanford University & Elsevier ranking).

Ana Inoue

Conselheira da Fundação Itaú

Ana Inoue é psicóloga, diretora executiva do recém-criado Instituto Imbuzeiro diretora do Instituto Acaia desde 2005, conselheira no Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável da Presidência da República (Conselhão) e em diversas organizações do terceiro setor, entre as quais o Todos Pela Educação, o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, a Associação Itaú Viver Mais, Projeto Saúde e Alegria, Instituto Kondzilla. Entre 2005 e 2025 trabalhou com a área social do Itaú – primeiro como responsável pela área de educação do Itaú BBA  e em seguida como superintendente do Itaú Educação e Trabalho da Fundação Itaú.

André Armaganijan

CEO, Marcopolo

André Vidal Armaganijan assumiu a função de CEO (Diretor Presidente) na Marcopolo em abril de 2023, com o desafio de dar continuidade à trajetória de crescimento que marca a história da empresa, com foco em inovação, novas tecnologias, parcerias internacionais e soluções sustentáveis para a mobilidade. André iniciou sua carreira na Marcopolo em novembro de 2014 como Diretor Global de Estratégia & Inovação. Em 2017 passou a atuar na posição de Diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo. É também Presidente da Marcoprev – Plano de Aposentadoria, Membro do Comitê de Estratégia e Inovação, Membro do Comitê de RH e Ética, Membro do Comitê de Compliance e Conselheiro Fiscal da Fundação Marcopolo. Antes disso, André trabalhou na The Goodyear Tire & Rubber Company por 9 anos nas operações do Brasil, Estados Unidos e México.

Andrea Alvares

Presidente do Conselho do Instituto Ethos; ex-Pepsico e Natura

Andrea has 30+ years in global consumer goods, including senior roles at Natura and PepsiCo. At Natura, she was Global VP of Brand, Innovation & Sustainability, leading international operations. She chairs Instituto Ethos, leads a  Sociobioeconomy Fund, and serves on boards of Cradle-to-Cradle, Globescan, and Shell Brazil. Named one of GreenBiz’s “25 Badass Women Shaping Climate Action,” she is founder of Camomila and partner at Casa do Saber.

Andreia Coutinho Louback

Centro Brasileiro de Justiça Climática

Especialista em direito ambiental e clima, Andreia atua no Centro Brasileiro de Justiça Climática, defendendo políticas públicas e jurídicas para mitigação de mudanças climáticas e proteção socioambiental. É voz ativa em debates legais e regulatórios sobre sustentabilidade.

Ângela Pinhati

CSO, Natura

Ângela Pinhati, lidera a área de Sustentabilidade da Natura Cosméticos há quase 3 anos e possui uma trajetória de 30 anos em supply chain, o que a destaca como uma líder excepcional. Ângela é formada em Engenharia Química pela UFSCar e construiu sua carreira em empresas renomadas como Rhodia e Unilever, dedicando as últimas duas décadas à Natura. Sua busca contínua por conhecimento a levou a obter um MBA em Logística pela Fundação Vanzolini, um mestrado em Meio Ambiente pela IMF Business School / Universidad Camilo José Cela – Madrid e uma especialização em Liderança na Transformação Sustentável do Negócio pelo IMD. Atualmente, está estudando para um Curso de Formação de Conselheiros na Startse University – Brasil. O comprometimento de Ângela com a sustentabilidade tem sido fundamental na integração entre negócios e responsabilidade ambiental na Natura. Durante sete anos, ela atuou como Diretora de Manufatura para a América Latina, demonstrando sua liderança e visão estratégica, além de ter passado pelas Diretorias de Compras e Supply Chain na Região Hispânica, consolidando sua experiência em toda a cadeia de valor da empresa. Ângela também contribui ativamente para iniciativas de sustentabilidade fora da Natura, representando a empresa como conselheira e Presidente do Conselho da UEBT (União para o Biocomércio Ético) e como membro do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) além de ter recentemente assumido a responsabilidade de ser Embaixadora do WIPO Green. Sua participação nessas organizações demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em escala.

Antonia Wanner

CSO, Nestlé

Career History:
1996 In-house Lawyer Nestlé Germany
1999 Local Buyer Nestlé Germany
2000 Local Group Manager, then European group manager
2003 Head of Procurement Nestlé Germany
2007 Head of Global Procurement Excellence, Nestlé Group
2010 Sales Nestlé, Germany,
2012 Head of CSV Program Nestlé Germany
2013 Group Head of Commodity Procurement
2017 Group Head of Procurement
2020 Chief Sustainability Officer

Education:
Lawyer (Universities of Tübingen, Lausanne, Bonn and Munich) – PhD in Law
IMD Lausanne PED

Mandates:
Member of the Board of Directors – Swiss Post, Switzerland
Member of the supervisory board Nestlé Germany


Antonia is German, married with 2 sons and lives in Switzerland

Arunabha Ghosh

CEO, Council on Energy, Environment and Water - CEEW

Dr Arunabha Ghosh is an internationally recognised public policy expert, author, columnist, and institution builder. He is the founder-CEO of the Council on Energy, Environment and Water, and has led CEEW to the top ranks as one of Asia’s leading policy research institutions and among the world’s 20 best climate think-tanks. He played a formative role in creating the International Solar Alliance, and was a founding board member of the Clean Energy Access Network. Co-author/editor of four books and with more than two decades of experience across 54 countries, he previously worked at Princeton, Oxford, UNDP (New York), and WTO (Geneva). The Asia Society honoured him with the 2022 Asia Game Changer Award, for his and CEEW’s “incredible work, which is making a real difference for India and for the planet”. Arunabha advises governments, industry, civil society, and international organisations around the world. In October 2024, the Government of India appointed him to the Commission for Air Quality Management. In May 2025, the Government of Brazil appointed him as a Special Envoy for COP30 climate negotiations. He currently co-chairs the World Economic Forum’s Global Future Council on the Energy Nexus (and previously co-chaired the GFC on Clean Air). He served on Government of India’s G20 Finance Track Advisory Group and advised the Sherpa Track for India’s G20 Presidency in 2022- 23. In 2022, the UN Secretary-General appointed him to the High-level Expert Group on the Credibility and Accountability of Net-Zero Announcements by Non-State Actors. In 2020, the Government of India appointed him Co-Chair of the energy, environment and climate change track for India’s Science, Technology and Innovation Policy (STIP2020). Dr Ghosh has been a member of the UN Committee for Development Policy since 2019 (nominated by the UN Secretary-General; Vice-Chair 2023-25). He co-convened the Our Common Air Commission. He has been a member of several international expert advisory groups: Global Commission on the Economics of Water; High-Level Group of Economists, constituted by the French president for the One Planet Lab; Senior Consultative Group for the Energy Transition Accelerator; High-Level Panel on the Environment of Peace. He sits on the Oversight Committee of the Exploring Climate Cooling Options programme of the UK’s Advanced Research and Invention Agency. He writes monthly columns across various platforms. A frequent speaker, he has hosted or featured in several documentaries, and his 2019 TED Talk on air quality (Mission 80-80-80) has crossed 280,000 views. He was a World Economic Forum Young Global Leader, an Asia Society Asia 21 Young Leader, and fellow of the Aspen Global Leadership Network. He holds a D.Phil. from the University of Oxford.

Aylla Kipper

Diretora Sustentabilidade, Lwart

Aylla Kipper, head de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e presidente em exercício da AMBIOLUC (Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC) é cientista Política, com MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, Pós-graduada em Gestão de Projetos PMI pela FIA e formação executiva pelo ISE/IESE Business School.
Executiva da área de Relações Institucionais, Regulatória e de Sustentabilidade.

Benedito Braga

Professor USP; Honorary President World Water Council; Ex-presidente SABESP

Benedito Braga é engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Hidrologia e PhD em Recursos Hídricos pela Stanford University. Foi Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo de 2015 a 2018 e Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) desde sua criação em 2000 até 2009. Foi presidente do Fórum Mundial da Agua em Marselha, França em 2012. Dentre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a dezembro de 2018, tendo sido professor titular desde 1993. Atualmente é Presidente do Conselho Latino-americano da Água.

Bruno Igel

CEO, Wise Plásticos

Bruno Igel, formado em Administração de Empresas pelo Insper em 2005, com especializações na área. Há 13 anos migrei do mercado financeiro para o mundo da reciclagem de plástico e economia circular, sendo que há 10 anos sou presidente da Wise Plásticos, companhia que atua na área.

Se quiserem sobre Wise: Wise Plásticos é uma das principais companhias de reciclagem do país. Com capacidade de 35 mil toneladas, atuamos para ampliar o impacto positivo da reciclagem em termos sociais e ambientais, buscamos relações justas, transparentes e viáveis economicamente com todos os elos da cadeia produtiva.

Caio Andrade

Diretor do time de Local DCM e head ESG do Bradesco BBI

Caio Andrade Cesar é diretor do time de Local DCM e head ESG do Bradesco BBI. Caio entrou no Bradesco BBI em 2010 e tem histórico de mais de 19 anos no setor bancário. Antes de ingressar no Bradesco BBI, Caio trabalhou no Departamento Internacional do Bradesco por 4 anos. Caio possui MBA em Finanças pelo Insper e é formado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Cecilia Soares

Nestlé ESG Manager, expert in Circularity

Cecilia Seravalli Soares is ESG Manager at Nestlé, with 13 years of experience in sustainability. She has led initiatives focused on circular economy, reputation, and social impact. She previously worked in the Nespresso and Nestlé Coffee business units, advancing efforts in circularity, carbon emissions reduction, and youth development programs.

Cecilia also holds a Master of Science degree from the University of São Paulo, with research focused on Stakeholder Management and ESG Disclosure.

Christiana Figueres

Christiana Figueres is an internationally recognized leader on climate change. She was Executive Secretary of the United Nations Framework Convention on Climate Change from 2010 to 2016, where she oversaw the delivery of the historic Paris Agreement. Today she is the co-founder of Global Optimism, co-host of the podcast “Outrage & Optimism” and is the co-author of the book, “The Future We Choose.”

Clare Broadbent

Head Sustainability, World Steel Association

Executiva internacional focada em sustentabilidade, Clare lidera a agenda global de descarbonização e inovação verde na indústria do aço. Coordena políticas de responsabilidade socioambiental e estratégias de redução de emissões no setor metalúrgico mundial.

Claudio Takahiro Sugaya

Diretor, CAMTA

Diretor da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), no Pará, é um dos principais nomes da agricultura sintrópica e dos sistemas agroflorestais na Amazônia. Reconhecido por integrar produção, biodiversidade e desenvolvimento regional sustentável.

Denis Minev

CEO, Bemol; Enviado Especial, Setor privado amazônico

Denis Benchimol Minev is CEO of Bemol, the largest retailer in the Western Amazon, with investments also in logistics, telecommunications, and financial services. In addition, he invests in funds and start-ups focused on sustainable entrepreneurship in the region. He is a Special Envoy for COP-30 in Belém for the Amazonian private sector, leads a task force on the Amazon at IDB Invest, and is a member of the World Bank’s High-level Advisory Council on Jobs. Denis is co-founder of two NGOs: the Amazon Museum (MUSA) and the Sustainable Amazon Foundation (FAS), and was recognised as a Young Global Leader by the World Economic Forum. Previously, he served as Secretary of Planning and Economic Development for Amazonas and worked as a financial analyst at Goldman Sachs. Denis holds a degree in economics from Stanford University and an MBA from Wharton.

Eduardo Mufarej

GK Partners, Generation Investments, Earthshot Prize

Eduardo Mufarej is an investor and entrepreneur with extensive experience across private equity, education, and sustainable finance. He is a Founding Partner of Tarpon Investimentos, one of Brazil’s pioneering investment firms, where he led the investment in Somos Educação, which grew into Latam’s largest K–12 education company before its acquisition by Kroton. Eduardo also founded Good Karma Partners, an investment platform focused on technology and innovation in healthcare, education and climate, which later merged into Generation Investment Management, and co-founded RenovaBR, Brazil’s leading political education initiative.
Eduardo is a partner at Generation and Co-Chief Investment Officer at Just Climate, where he advances investment strategies dedicated to accelerating the net-zero transition. He also serves as a Trustee of The Earthshot Prize, supporting one of the world’s most ambitious initiatives to identify and scale solutions to the planet’s most urgent environmental challenges.

Esther Duflo

Esther Duflo é professora da Abdul Latif Jameel de Alívio da Pobreza e Economia do Desenvolvimento no Departamento de Economia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e cofundadora e codiretora do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL). Atualmente é Presidente da Paris School of Economics e ocupa a Cátedra de Pobreza e Políticas Públicas no Collège de France. Em sua pesquisa, ela procura compreender a vida econômica de pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, com o objetivo de ajudar a conceber e avaliar políticas sociais. Ao longo de sua carreira, Esther Duflo trabalhou em saúde, educação, inclusão financeira, meio ambiente e governança.
Esther recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2019, concedido juntamente com Abhijit Banerjee e Michael Kremer, por sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global, tornando-se a segunda mulher e a mais jovem nobelista em economia da história.
Seus primeiros diplomas foram em história e economia pela Ecole Normale Superieure, Paris. Posteriormente, ela recebeu um PhD em Economia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 1999.
Esther recebeu inúmeras honras e prêmios acadêmicos, incluindo o Prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais (2015), o Prêmio A.SK de Ciências Sociais (2015), o Prêmio Infosys (2014), o Prêmio David N. Kershaw (2011), um prêmio John Medalha Bates Clark (2010) e uma bolsa MacArthur “Genius Grant” (2009). Com Abhijit Banerjee, ela escreveu Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, que ganhou o prêmio Financial Times e Goldman Sachs Business Book of the Year em 2011 e foi traduzido para 17 idiomas. Ela é editora da American Economic Review e membro correspondente da Academia Britânica. Mais recentemente, publicou em parceria com Abhijit V. Banerjee o livro Boa Economia Para Tempos Difíceis e uma série de livros infantis explicando a luta contra a pobreza para crianças.
Em abril de 2024, Esther foi convidada pelo governo brasileiro para um encontro com lideranças econômicas do G20, onde defendeu que a taxação dos super-ricos e das multinacionais mais rentáveis pode ser implementada em escala global para a criação de mecanismos práticos para o financiamento de políticas de combate a desastres climáticos junto aos territórios que estão mais vulneráveis a esses eventos. A iniciativa é apontada por ela como uma oportunidade de reparação histórica da dívida que os países ricos têm com as nações mais pobres.

Fabiana Costa

Superintendente de Sustentabilidade do Bradesco

Superintendente de Sustentabilidade do Bradesco, onde lidera a estratégia de sustentabilidade, a gestão e a performance ESG da organização, promovendo sua integração ao negócio. Com 20 anos de experiência no setor financeiro, tem se destacado na estruturação de negócios sustentáveis, na implementação das finanças climáticas e na articulação de soluções para a transição para uma economia de baixo carbono. Economista pela PUC-SP, possui MBA em economia, investimentos e setor financeiro pela Fipe-USP e mestrado em sustentabilidade pela FGV. É também ex-aluna do Programa Avançado em ESG da Saint Paul Escola de Negócios e coautora do livro Negócios Sustentáveis – Integrando governança, gestão ambiental e responsabilidade social (Editora Saint Paul). Reconhecida por sua liderança estratégica, é uma voz ativa em fóruns acadêmicos, setoriais e institucionais, contribuindo para o avanço da sustentabilidade corporativa no Brasil.

Fabio Luiz Guido

Superintendente de Sustentabilidade e Estratégia ESG, Itaú

Fabio leads the Sustainability and ESG Strategy team at Itaú Unibanco, where he is also responsible for the bank’s Net Zero Carbon strategy. With over 20 years of experience, he has worked in leading organizations such as the Brazilian Business Council for Sustainable Development (CEBDS), WWF Brazil, Banco Santander, and was a member of the Sustainability Advisory Board of HSBC Asset Management Brazil.

Throughout his career, Fabio has been at the forefront of initiatives related to sustainable finance, climate change, TCFD framework implementation, socio-environmental risks and opportunities, and promoting responsible and impact investment.

He holds a degree in Environmental Engineering and International Relations, with specializations in Finance and Banking, and an MBA in Capital Markets.

Fernando Freiberger

Diretor Executivo, Bradesco

Diretor Executivo do Banco Bradesco S.A., onde lidera o Segmento Ultra Corporate, o Bradesco Payments e o Banking as a Service. Iniciou sua carreira no setor bancário em 1993, no BankBoston e ocupou cargos de destaque, incluindo Diretor Executivo – Head of Commercial Banking no HSBC Bank Brasil.

Possui mais de 30 anos de experiência no setor bancário e mais de 20 anos na gestão de times, sempre atuando com foco em soluções, tanto de banco comercial como de banco de investimento para clientes corporativos.

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE) de Curitiba/PR, aprimorou suas habilidades por meio de diversos cursos no Brasil e no exterior, especialmente o Credit Analyst Program, um treinamento de longa duração (6 meses) do BankBoston em Boston (USA).

Grazielle Parenti

Vice- Presidente Executiva de Sustentabilidade, Vale

Grazielle Parenti é Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale (não estatutária), com mais de 30 anos de experiência em sustentabilidade, relações corporativas, assuntos governamentais, relações internacionais, comunicação, engajamento comunitário, agronegócio e diversidade & inclusão. Antes de ingressar na Vale, ocupou posições de liderança em empresas globais como Syngenta, BRF, Mondelez, Diageo e DSM. Reconhecida como uma das principais líderes empresariais da América Latina pela Bloomberg, é membro ativo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da rede Women Corporate Directors. É graduada em Administração de Empresas pela FGV/EAESP, com MBA em Marketing pela FIA/USP, especialização em Gestão de Políticas Públicas pela FGV e cursos executivos em instituições nacionais e internacionais.

Guilherme Leal

Guilherme Leal é um empresário, empreendedor socioambiental e filantropo brasileiro, co-fundador da Natura e da Dengo. É investidor de negócios de impacto e membro do conselho do Instituto Natura, voltado à melhoria da educação pública brasileira. Fundou o Instituto Arapyaú e ajudou a criar organizações como a Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Uma Concertação pela Amazônia e Instituto Ethos.

Gustavo Pimenta

Presidente, Vale

Presidente da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, Gustavo lidera estratégias corporativas com foco em sustentabilidade, segurança operacional e transição para práticas de baixo carbono. É referência em ESG e inovação industrial no setor mineral.

Harsh Vijay

Head, Equitable Transition Initiative at World Economic Forum

Harsh currently works as Head, Equitable Transition Initiative at World Economic Forum. He has worked for over 15 years at the intersection of energy, environment, and economy in diverse roles and multiple countries, and led WEF’s flagship research initiatives on energy transition and industrial decarbonization. Formerly, he conducted research on industrial energy efficiency policies, and developed off-grid electrification business models in India. He holds a masters’ degree in Public Administration from Columbia University (US), and a bachelor’s in electrical engineering from Indian Institute of Technology Kharagpur.

Heather Thompson

CEO, ITDP

Heather Thompson has been with ITDP for more than a dozen years, first serving on its Board of Directors and now as CEO. She has two decades of experience in the environmental non-profit sector, designing and carrying out strategies with large-scale impact.  

She co-founded and served as VP of Programs at ClimateWorks Foundation, a network of foundations and expert teams which promote sectoral policies to mitigate climate change. Prior to that, Ms. Thompson was a Principal at California Environmental Associates where she led the firm’s work in philanthropic strategy, covering energy and climate change, marine resource management, biodiversity protection, and land conservation. She has worked with clients such as the Asian Development Bank, David and Lucile Packard Foundation, and Environmental Defense Fund. She holds a Master of Science in Environmental Economics from the University of York and has worked abroad in China, Denmark, and the United Kingdom 

Ms. Thompson believes bold progress needs to be made toward more sustainable and resilient transport systems. ITDP’s work in making cities more equitable, livable and environmentally conscious changes everything for the better – for people and the planet. 

Izabella Teixeira

Izabella Teixeira – Ministra do Meio Ambiente (2010-2016). É Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP), membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2013, ganhou o Prêmio Global “Campeões da Terra”, da ONU Meio Ambiente, pela sua contribuição para reduzir o desmatamento na Amazônia. Atua em conselhos de instituições nacionais e internacionais, incluindo como Senior Fellow do Instituto Arapyaú, Conselheira da Fundação FHC e Conselheira Consultiva e Internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Jennie Dodson

Senior Director, Policy, Advocacy and Member Mobilisation, WBCSD

Executiva do World Business Council for Sustainable Development, Jennie lidera políticas, advocacy e engajamento de membros em iniciativas globais de sustentabilidade. Atua em articulação corporativa e na promoção de práticas ESG internacionalmente.

João Paulo Ferreira

CEO, Natura

Desde que se tornou CEO da companhia, em 2016, Ferreira liderou a revitalização do modelo de venda direta da Natura, impulsionando também sua transformação digital e a omnicanalidade. O executivo comandou, ainda, o processo de integração da Avon ao grupo na América Latina a partir de 2020, e está à frente dos negócios da Natura e da Avon na região.
Desde que se juntou à Natura, em 2009, ocupou a vice-presidência de Operações e Logística, a vice-presidência Comercial e também a área de Sustentabilidade, tendo liderado a criação da Visão 2050. Atualmente, é membro do Conselho do Instituto Natura, dedicado à melhoria da educação pública.
É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou o MBA executivo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Johan Rockström

Director of the Potsdam Institute for Climate Impact Research

Johan Rockström is Director of the Potsdam Institute for Climate Impact Research, Professor in Earth System Science at the University of Potsdam and Professor in Water Systems and Global Sustainability at the Stockholm University. He is an internationally recognized scientist on global sustainability issues and led the development of the Planetary Boundaries framework for human development in the current era of rapid global change. Professor Rockström is a leading scientist on global water resources, with more than 25 years experience in applied water research in tropical regions, and more than 150 research publications in fields ranging from applied land and water management to global sustainability. He is i.a. chair of the Earth Commission, the Earth League, Chief Scientist of Conservation International, and elected member of the German Academy of Sciences Leopoldina and the Royal Swedish Academy of Sciences.

José Scheinkman

Charles and Lynn Zhang Professor of Economics at Columbia and Professor (emeritus) at Princeton

José Alexandre Scheinkman is the Charles and Lynn Zhang Professor of Economics at Columbia and Professor (emeritus) at Princeton. Scheinkman was Distinguished Service Professor and Chair of Economics at University of Chicago, Blaise Pascal Research Professor (France), and Vice-President in Financial Strategies at Goldman, Sachs. Scheinkman is a Member of the National Academy of Sciences and recipient of “doctorat honoris causa”, Université Paris-Dauphine. He chairs the ad-hoc council to advise the President of COP30 on economics and finance.

Julio Bueno

Diretor Executivo, Bradesco

Chief Legal Officer (CLO) e Diretor Executivo do Banco Bradesco S.A. ingressou em julho de 2025. Reconhecido por sua ampla experiência e liderança no campo jurídico, ele traz uma sólida bagagem profissional para contribuir com a governança e os assuntos estratégicos da instituição.

Com 35 anos de experiência nacional e internacional em disputas judiciais complexas, Júlio construiu uma carreira de destaque no escritório Pinheiro Neto Advogados, onde iniciou como estagiário em 1989 e alcançou a posição de Sócio e Coordenador da área contenciosa. Ao longo de sua trajetória, liderou estratégias jurídicas em disputas complexas, arbitragem, mediação e contratos de infraestrutura e governamentais. Também atuou em temas de compliance regulatório, governança corporativa, direito bancário e do consumidor. Sua atuação se destacou pela visão estratégica, liderança e profundo domínio técnico. Além disso, exerceu funções de destaque como a de Presidente do Executive Board do Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), foi Co-chair do International Construction Projects Committee (ICP) e Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb) e da International Academy of Construction Lawyers (FIACL).

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), possui Doutorado em Direito Processual Civil também pela Universidade de São Paulo (USP) e é Master of Law (LL.M.) pela University of Cambridge, no Reino Unido.

Laurence Tubiana

President, European Climate Foundation

Laurence Tubiana is CEO of the European Climate Foundation, Special Envoy for COP30 to Europe, and co-chair of the Global Solidarity Levies Task Force. A key architect of the Paris Agreement, she served as France’s Climate Change Ambassador and Special Representative for COP21, and was later appointed UN High-Level Champion for climate action.

Laurence has worked at the intersection of climate, energy, and sustainable development for decades, engaging across government, academia, NGOs, and international institutions. She regularly contributes to international media including Le Monde and the Financial Times, and is in frequent dialogue with political leaders, academic peers, and civil society actors.

She previously advised French Prime Minister Lionel Jospin on environmental policy, and created the Directorate for Global Public Goods at the Ministry of Foreign Affairs. From 2019 to 2020, she co-chaired the governance committee of France’s Citizens’ Climate Convention, helping ensure the independence and ambition of this participatory democratic initiative.

Laurence is the dean of the newly-established Paris Climate School within Sciences Po, and is currently a Professor of Democratic Studies at the École Normale Supérieure in Paris. She founded and directed the Institut du Développement Durable et des Relations Internationales (IDDRI), and has held senior academic roles in France and the US. She has received numerous national and international honours, including France’s Légion d’Honneur in 2024.

Leandro Faria

Sustainability General Manager, CBA

Leandro Faria é formado em Engenharia de Alimentos pela Uni BH e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEAMIG, em Engenharia Econômica e Financeira pela CIESA e em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade pelo SENAC-SP.

É o atual Gerente Geral de Sustentabilidade, Segurança e Meio Ambiente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), respondendo pela estratégia, implementação e governança das iniciativas ESG – sigla em inglês para os pilares Ambiental, Social e de Governança – em todas as Unidades da CBA, tendo atuado também com a gestão de processos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Segurança de Barragens para toda a cadeia de extração e produção de alumínio. É responsável também pela Reserva Privada de desenvolvimento Sustentável localizada em Goiás.

Representa a Empresa como Vice-chair do Comitê de Sustentabilidade global do International Aluminum Institute e, no Brasil, é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Alumínio, a ABAL. Participa, ainda, do Comitê da Industria de Baixo Carbono – CTIBC, junto ao governo Federal e Lidera o Comitê estratégico de ESG da AMCHAM Brasil.

Luciana Costa

Diretora Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, BNDES

Luciana Costa, Diretora do BNDES. É responsável pelas Áreas de Infraestrutura (AINFRA) e Área de Transição Energética e Clima (AEC).

É graduada em Economia pela Unicamp e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade de Chicago. Com mais de 23 anos de experiência no setor bancário, ela acumula passagens no BankBoston, Citibank, ABN AMRO, Unibanco, Standard Bank, Haitong e foi presidente do Natixis (Groupe BPCE). O Natixis (Groupe BPCE) é o segundo maior banco francês, sendo reconhecido pela sua expertise em financiamento de grandes projetos, pela gestão ativa da sua carteira de forma alinhada aos objetivos do Acordo de Paris e por orientar a alocação de seus ativos com base no seu impacto climático.

Luciano Resner

Diretor Engenharia e Design, Marcopolo

Luciano Ricardo Resner é brasileiro do Estado de São Paulo, formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos, possui Pós-graduação em Negócios Internacionais e Gerenciamento de Manufatura pela Kettering University – Flint, MI/EUA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP e Especialização em “Lean Product Development” pela Universidade de Michigan, EUA. Possui mais de 20 anos de experiência na Indústria Automobilística com atuação nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Alemanha, China e América do Sul nas empresas General Motors, Opel AG, Shangai Automotive Industry, Chery Motors e, atualmente, na Marcopolo, onde ocupa a posição de Diretor de Engenharia & Design, desde dezembro de 2016, responsável pelas unidades do Brasil e Coligadas Internacionais.

Luisa Santiago

Latin America Lead, Ellen MacArthur Foundation

Luísa Santiago é especialista em economia circular e sustentabilidade, com trajetória internacional e ampla experiência em iniciativas multilaterais. Há dez anos lidera a Fundação Ellen MacArthur na América Latina, tendo sido catalisadora da adoção de políticas públicas e práticas empresariais alinhadas à economia circular. É conselheira da Presidência da República do Brasil em temas de desenvolvimento econômico social sustentável e participa de fóruns e coalizões na América Latina sobre economia circular e de impacto. Palestrante em eventos globais como COP e World Circular Economy Forum, é referência em modelos econômicos regenerativos. 

Malkia John

Executive Director, Sauti Salama

Malkia John is a Kenyan feminist technologist, engineer and climate justice practitioner. She leads Sauti Salama, a youth- and survivor-led organization advancing gender justice, digital
inclusion, and climate resilience. Through initiatives like Kiwu and Glow & Grow, she builds solar-powered and data-driven solutions for safety and sustainability. Malkia brings a vision of care-centered innovation for communities at the frontlines of climate change.

Malu Paiva

VP Exec de Sustentabilidade, Comunicação e Marca, Suzano

Vice-presidente executiva da Suzano, Malu lidera estratégias de sustentabilidade, comunicação e branding da empresa, com foco em soluções de papel e celulose de baixo impacto ambiental. Tem papel relevante na promoção de práticas ESG e inovação florestal.

Manuel Reyes-Retana

Regional Director Latam, IFC

Diretor regional da IFC para a América Latina, lidera estratégias de investimento privado voltadas para desenvolvimento sustentável e integração de critérios ESG em projetos regionais. Atua em projetos de infraestrutura, energia limpa e inclusão financeira.

Marcelo Behar

Enviado Especial COP30, Bioeconomia

Marcelo is the Special Envoy for Bioeconomy at COP30. A sociologist, lawyer, and public policy specialist, he also leads climate initiatives as Senior Advisor to the WBCSD and CEBDS for COP30. He served as Deputy Minister for Strategic Affairs (2003–2008) and headed the Federal Disarmament Campaign, later spending fifteen years as a C-level executive in sustainability-focused companies, including CSN and Natura. A co-founder of Ambition Loop Brazil, he currently coordinates the Climate Governance Forum at FGV-SP and serves on the boards of organizations such as Instituto Ethos and WWF-Brazil.
He holds degrees in Sociology and Law from the University of São Paulo and a Master’s in Public Policy from the London School of Economic.

Maria Júlia Oliva

Diretora Políticas e Transformação Setorial, UEBT

Maria Julia Oliva is Director for Policy and Sector Transformation at UEBT Sourcing with Respect, an international non-profit based in the Netherlands. She leads a team of experts working on legal and policy issues, including human rights, biodiversity and supply chain due diligence, relevant to the responsible sourcing of botanicals used in beauty, fragrance and flavours, herbs and spices and other sectors. Previously, she served Head of Policy at UN Environment Programme World Conservation Monitoring Centre (UNEP-WCMC) and had other senior roles in international organisations. She is part of the IUCN World Commission on Environmental Law. She has a Law Degree from the University of Mendoza, Argentina and has an LLM degree, cum laude, from Lewis & Clark Law School in the United States.

Mariana Mazzucato

University College London

Mariana Mazzucato (PhD, CBE) é Professora de Economia da Inovação e do Valor Público na University College London (UCL), onde é Fundadora e Diretora do Instituto de Inovação e Propósito Público da UCL (IIPP).

Mario Augusto Gouvêa de Almeida

Ministério da Fazenda, Eco Invest Brasil

Mario Augusto Gouvêa de Almeida é Doutor em Economia e atua desde 2003 no Tesouro Nacional, com passagem por diversas áreas do Ministério da Fazenda. Acumula experiência em dívida pública, estatísticas fiscais, planejamento fiscal de médio prazo e finanças sustentáveis. Atualmente, coordena a formulação do Programa Eco Invest Brasil — iniciativa estratégica que busca mobilizar capital e oferecer proteção cambial para investimentos em sustentabilidade, em linha com os objetivos do Plano de Transformação Ecológica.

Mary Robinson

Co-Founder of Project Dandelion

Co-Founder of Project Dandelion, a women-led global campaign for climate justice, and a founding member of The Elders, an independent group of global leaders founded by Nelson Mandela in 2007. Mary Robinson was the first woman President of Ireland from 1990–1997 and a former United Nations High Commissioner for Human Rights between 1997–2002. From 2013 and 2016, she served as the UN Secretary General’s Special Envoy in three roles: first for the Great Lakes region of Africa, then on Climate Change until the historic Paris Agreement on Climate Change in 2015 and then as Special Envoy on El Niño and Climate. 

Nigel Topping

Co-Founder of AmbitionLoop

Nigel Topping, CMG has led and been involved in many global initiatives uniting business and governments in tackling climate change. He is the co-founder of AmbitionLoop, a not-for-profit organization working to facilitate systemic change through radical collaboration between businesses and governments. He served as the UN Climate Change High-Level Champion for COP26, where he launched global initiatives like Race To Zero, Race To Resilience and GFANZ.  He is a Non-Executive Director of the UK Infrastructure Bank, Chair of the UK Climate Change Committee, Senior Fellow and MPP, and strategic advisor to the 57-country collaboration launched at Glasgow, the Breakthrough Agenda. Prior to this he was CEO of the We Mean Business Coalition following an 18-year career running and owning manufacturing businesses. Nigel was awarded a CMG in 2022 in Queen Elizabeth II’s final honours list for his contribution to accelerating action on climate change and is Honorary Professor of Economics at Exeter University

Nili Gilbert

Vice Chairwoman of Carbon Direct

Nili Gilbert, CFA, CAIA, is the Vice Chairwoman of Carbon Direct, a leader in scaling carbon management into a global industry through investment, science, and client advisory. She is also Chair of the David Rockefeller Fund Investment Committee, Independent Board Director of Brookfield Asset Management, Senior Advisor at Boston Consulting Group, a member of the Clinton Global Initiative Advisory Council and the Harvard Salata Institute Advisory Board, and Chair of the Glasgow Financial Alliance for Net Zero’s Advisory Panel. With a focus on global macroeconomic investment and forecasting, Nili previously Co-Founded Matarin Capital, growing the firm into one of the largest women-owned asset managers in the U.S. She Co-Chairs the Milken Institute Geo-Economics Leadership Network, serves on the World Economic Forum Global Future Council and the Bretton Woods Committee, and has served in committee chair and advisory roles as a permanent member of both the Council on Foreign Relations and the Economic Club of New York.

Nili is honored among Barron’s 100 Most Influential Women in U.S. Finance and TIME100 Climate. Her TED Talk has received nearly 2 million views. She has also been recognized as a World Economic Forum Young Global Leader, LinkedIn “TopVoice” in Finance, Entrepreneur of the Year by the National Association of Securities Professionals, Bloomberg BusinessWeek “One to Watch”, and awarded with a Bellagio Center Residency by the Rockefeller Foundation. Nili received her BA, magna cum laude, from Harvard University, her MBA from Columbia Business School, where she was a Toigo Fellow, and she has completed programs in leadership and sustainability at Oxford and Stanford Universities.

Pedro Barros

Diretor de Agronegócio do Itaú BBA

Pedro Fernandes é Sócio Sênior do Itaú Unibanco, onde estabeleceu e lidera a área de Agronegócios. Com expertise em mercado de capitais e estruturas de crédito inovadoras, ele contribui para o posicionamento do Itaú como parceiro financeiro líder para o setor agrícola. Pedro trabalha em colaboração com empresas, traders e multinacionais, promovendo parcerias que aumentam a competitividade, a sustentabilidade e o crescimento de longo prazo. Além disso, atua no Conselho da Biomas, iniciativa de restauração de ecossistemas em larga escala, e da Orbia, um marketplace líder em agronegócios, e é membro do Conselho Consultivo da Just Climate. Pedro ingressou no Itaú BBA em 2002, onde atuou nas áreas de Crédito, Comercial e Financial Sponsors, tornando-se Diretor Comercial em 2014 e Diretor de Agronegócio do Itaú BBA em 2017. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com especialização pela École Centrale de Paris.

Pedro Ronca

Diretor, P&A Consulting; CocoaAction Brasil; Global Coffee Platform

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), com pós-graduação no Agronegócio Café pela FIA/USP e em Economia e Ciência do Café pela Universidade de Trieste / illycaffè, Itália. Consultor agronômico em produção, assistência técnica, capacitação e formação profissional, projetos de planejamento e gestão com adequação de sistemas de produção sustentáveis e consultoria estratégica de mercado. Extensa experiência como auditor para certificação em cadeias produtivas sustentáveis. Produtor rural no sul de MG. Diretor da Consultoria na P&A onde atua desde 2013 na coordenação de iniciativas multi-stakeholder, pré-competitivas e público-privadas de desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas: Coordenação do Programa Brasil da Plataforma Global do Café (GCP) e planejamento, estruturação e implementação da Iniciativa CocoaAction no Brasil desde 2017, em parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF).

Pedro Sutter

VP Risk, Tech, Innovation and Sustainability, Motiva

Vice-presidente de Riscos, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da Motiva.

É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Governança Corporativa pela Georgetown Law Center (LL.M).

Foi Diretor Jurídico e de Compliance e Vice-Presidente das unidades de negócios latino-americanas da United Technologies Corporation e Conselheiro Geral, responsável pelas joint ventures globais do grupo. De 2016 a 2018 foi responsável pela Governança da Petrobrás e atuou como Diretor de Risco de Governança e Compliance.

Remco Fischer

Climate Change, UNEP-FI

Since 2011 Remco has built the climate programme and team at UNEP FI.

He oversees UNEP FI’s climate-related work on policy, the convening of finance sector platforms & working groups, the development of tools and guidelines, as well as research and training.

In recent years Remco has led the establishment of and now oversees, among others:
• the UN-convened Net Zero Asset Owner Alliance, a group of now 89 institutional investors committed to transitioning over USD 10 trillion in assets to net-zero emissions by 2050.
• the UN-convened Net Zero Banking Alliance which convened over 100 commercial banks with over USD 40 trillion in assets, and
• the UN-Convened Net Zero Export Credit Alliance

Prior to joining UNEP, Remco worked as an analyst in the infrastructure department at the German Development Finance Institution (DEG; KfW Group of Banks). He holds degrees from Napier University in Edinburgh; Universidad de Alicante, Spain; and Aachen University, Germany; and is fluent in German, Spanish, English and French.

He has been a leading or supporting author of more than two dozen UN publications on sustainable finance and climate change.

Severino Junior

MNCR; Presidente, International Alliance of Waste Pickers

Catador de materiais recicláveis, na Cooperativa Coocamar situada Natal-RN.

Presidente eleito da International Aliance of Wast Pickers Iawp 2024-2029, com 54 afiliadas de todos os continentes.

Secretário de articulação internacional da Unicatadores.

Um dos fundadores da Red Lacre rede latino-americana e caribenha de recicladores com representantes de 14 países da América Latina e Caribe.

É membro delegado pelos companheiros da Iawp com nominação pela delegação do Brasil na participação das conferências da unea sobre o tratado global contra a poluição dos plásticos nos oceanos inc.

Tem participado das negociações do tratado de plásticos conhecidas como incs . Participa em nome da unicatadores Brasil na assembleia internacional da oit realizada na sede da onu em genebra, onde junto as redes irmãs street net, fith e homenet vem buscando uma aliança para a construção da alianca internacional de trabalhadoras e trabalhadores da economia solidaria circular dentro dos preceitos da transição justa.

Participa no conselho assessor do latitud r, representa a iawp no fair circulate iniciative.

Atualmente coordena as articulações para a participação das catadoras e catadores na conferência do clima cop 30 que será realizada no brasil em 2025 na cidade de belém que faz parte da amazonia brasileira com objetivo de promover a maior participação do seguimento neste importante evento internacional.
especialista em esg.

Silvia Vilas Boas

CFO, Natura

Silvia Vilas Boas é CFO, DRI e Vice-Presidente de Estratégia da Natura, com mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais dos setores de varejo, mercado financeiro, telecomunicações e indústria. É co-fundadora do W-CFO Brazil, iniciativa dedicada à promoção da diversidade e ao desenvolvimento de lideranças femininas em finanças. Conselheira certificada pela Fundação Dom Cabral.

Stefannie Leffler

Gerente de Produtos, Agrotools

Stéfannie é a líder da estratégia de produtos da Agrotools com mais de 10 anos de experiência em implementação de tecnologias para monitoramento socioambiental de cadeias de valor para diferentes elos do agronegócio. 

Possui graduações em Relações Internacionais e em Direito, MBA em Agronegócios pela USP-Esalq e Mestrado em Food and Agribusiness Management pela Audencia na França.

Em 2025 é a coordenadora do Grupo de Trabalho de Uso da Terra da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável. 

Tamara Klink

Tamara passou o inverno sozinha no mar congelado do Ártico aos 26 anos e cruzou o Atlântico sozinha duas vezes (em 2021 e 2023). Nascida em 1997 em São Paulo, Brasil, ela publicou 4 livros sobre suas navegações e apresentou mais de 300 palestras em português, inglês e francês. Graduada em Arquitetura pela ENSA Nantes e YouTuber desde 2015, Tamara é seguida por uma das maiores comunidades do mundo da vela nas redes sociais.