Projeto de educação profissional e tecnológica em energias renováveis oferece formação para jovens do Sertão do Araripe – território que se estende pelos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos de fósseis do mundo.
Nosso
desafio
A expansão dos complexos eólicos – e também solares – no Nordeste reflete o potencial do Brasil, que possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo. Hoje, 88,2% da eletricidade do país é proveniente de fontes renováveis – hidrelétricas, eólica, solar e biomassa –, percentual acima da média mundial e dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O crescimento acelerado dos empregos verdes, aqueles relacionados às energias renováveis.
O projeto
Em comparação com as usinas movidas a combustíveis fósseis, as fontes renováveis geram mais empregos por unidade de capacidade instalada e por energia produzida. Estima-se que 7,5 milhões de novas oportunidades serão criadas no Brasil até 2035, contribuindo para o aumento da renda e para a inclusão socioeconômica.
A partir desse diagnóstico, a Auren Energia, incentivada pelo Instituto Votorantim e o Itaú Educação e Trabalho, frente da Fundação Itaú, identificou em 2019 uma demanda por investimento na formação de profissionais especializados. Assim foi criado o projeto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para ampliar as oportunidades dos estudantes de Araripina (PE) – cidade de 85 mil habitantes localizada a 700 quilômetros de Recife, considerada um polo importante de energia eólica.

Resultados
concretos
Na prática, profissionais da companhia estão nas salas participando das aulas junto aos alunos, ministrando palestras sobre o conhecimento de mercado, recebendo estudantes em visitas técnicas para aulas realizadas dentro dos empreendimentos e programa de estágio exclusivo. Além disso, a Auren e a Schneider Electric investiram na construção de laboratórios e na doação de equipamentos – como um gerador eólico –, itens essenciais para a realização de aulas práticas. Hoje, o sertão gera energia limpa e formação técnica.
Formação técnica e profissional
Transformação econômica e inclusão financeira
Conteúdo multimídia
Nesta galeria, reunimos registros que ilustram a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental.
Palavras-chave:
Transição energética, energias renováveis, empregos verdes, formação profissional, educação técnica, energia eólica, Auren Energia, Itaú Educação, desenvolvimento sustentável, capacitação técnica, sertão, pernambuco, setor produtivo, inclusão socioeconômica, descarbonização, mão de obra, futuro do trabalho, geração de emprego, fonte limpa, matriz elétrica, projetos eólicos, estágio profissional, piauí, ceará.