Vida nova às legítimas

pares de chinelos usados coletados desde 2020
+ 380 mil
pontos de coletas em 25 estados brasileiros
+ 325
com presença ativa no programa Havaianas reCICLO
0 países

Memorial completo do projeto

Um programa da Havaianas recicla e transforma milhares de pares do chinelo mais popular do Brasil em diferentes produtos, promovendo a cadeia circular da borracha.

Nosso
desafio

Acreditarmos que é possível crescer e preservar. Gerar riqueza, distribuir oportunidades e regenerar recursos. Cada solução compartilhada pela C.A.S.E. carrega o compromisso de apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

O projeto

A Alpargatas precisou desenvolver do zero uma nova cadeia de valor para a circularidade da borracha, proveniente de resíduos industriais e pós consumo. Esse processo envolveu tecnologia, inovação, co-construção e parcerias com diversos atores, tais quais cooperativas de reciclagem e recicladores (beneficiadores e transformadores), com o objetivo de ressignificar os resíduos industriais e de chinelos usados em novas matérias-primas e novos produtos. Os desafios enfrentados foram múltiplos: técnicos (desenvolver processos e maquinários personalizados para atender o material), logísticos (estruturar pontos de coleta e triagem em todo o país) e sociais (gerar renda e capacitação para cooperativas de reciclagem). Tudo isso com o propósito de tornar o sistema viável, rentável e sustentável a longo prazo. 

Resultados
concretos

O programa de logística reversa da marca, o Havaianas reCICLO já coletou mais de 480 mil pares de chinelos usados, o que representa cerca de 170 toneladas de resíduos que deixaram de ir para aterros sanitários desde 2020. São mais de 400 pontos de coleta espalhados por 15 países.

No Brasil, o volume coletado nas 200 lojas monomarcas espalhadas em 25 estados brasileiros dobrou entre 2023 e 2024. O reCICLO ainda conta com a parceria de mais de 70 cooperativas de reciclagem localizadas em 13 estados brasileiros, que realizam a triagem dos chinelos Havaianas por meio da coleta seletiva e do trabalho de catadores. Através da geração de renda adicional para esses atores, e do suporte em iniciativas de capacitação profissional para os cooperados, o reCICLO também promove impacto social.

Os chinelos coletados pelo programa são processados pelos parceiros beneficiadores, que transformam os resíduos em novas matérias-primas. Após isto, são transformados em novos produtos como pisos, tapetes, rodados, revestimentos para mobiliários e outros.

Consolidação de uma rede global de logística reversa

Menos resíduos nos aterros sanitários

Fomento à economia circular da borracha: sandálias transformadas em novos produtos

Conteúdo multimídia

Nesta galeria, reunimos registros que ilustram a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Palavras-chave:
Havaianas, Alpargatas, reCICLO, logística reversa, reciclagem, borracha, economia circular, sandália, cooperativas, renda, resíduos, descarte, cadeia produtiva, inovação, tecnologia, matéria-prima, produtos, Brasil, fábrica, desenvolvimento social, educação, ensino básico,  vulnerabilidade social, aterro sanitário, consumo consciente, sustentabilidade, Havaianas reCICLO, Inovação aberta, parcerias, co-construção

Rolar para cima